A nossa austeridade é o lado para que os banqueiros dormem melhor!
Fernando Ulrich, depois de ter afirmado claramente que o país aguenta mais austeridade, resolveu reforçar a ideia, sugerindo que, se os sem abrigos aguentam a situação, nós também devemos fazer o mesmo.
O que o Presidente do BPI esquece é que, enquanto nós aguentamos, o estado já injetou 1,3 mil milhões no seu banco. Na realidade, é altamente vantajoso para ele que nós aguentemos. É que, se não aguentarmos, ele perde a mama.
O Fernando Ulrich ainda tentou emendar a mão, mas não foi o suficiente para nos impedir de vislumbrar a maneira como os banqueiros encaram o país e os contribuintes. A recapitalização da banca já custou aos contribuintes mais de 6 mil milhões, o BPN vai para 3,4 mil milhões e a recente ajuda ao BANIF ultrapassa os mil milhões. Enquanto isto, o resto do país aguenta, vê dispararem os impostos, os ordenados a diminuírem, os despedimentos a aumentarem e os ativos do estado a serem vendidos ao preço da chuva!
Na mesma semana, ficámos também a saber que um responsável da SNL, cujas aventuras no BPN já nos custaram milhões, ainda tem dignidade e idoneidade que chegue para ser Secretário de Estado.
Parece que o cargo de Secretário de Estado passou a ter requisitos ainda mais baixos do que é habitual e, brevemente, passaremos a recrutar os nossos governantes nos cartéis mexicanos!