Aqui está quase tudo o que precisas de saber sobre Margaret Thatcher e que o escol de comentadores que vai encher os Media nos próximos dias nunca irá dizer…
A maior parte das privatizações fizeram a fortuna dos investidores, mas muitas delas vieram a custar mais ao estado do que a manutenção do serviço público. Os acionistas privados obtiveram lucros fabulosos com o desmantelamento das empresas públicas e com a obtenção de empresas altamente rentáveis a preço de saldo.
Durante o seu mandato, as desigualdades sociais aumentaram a um ritmo assustador e uma parte muito substancial da classe média foi reduzido à pobreza.
Foi a descoberta e exploração de petróleo no Mar do Norte que retirou o Reino Unido da crise, e não a gestão de Thatcher.
A vitória de Thatcher nas eleições de 1983 deveu-se exclusivamente à retórica e histeria nacionalistas em redor da Guerra das Malvinas, e não ao sucesso das suas políticas económicas.
A queda de Thatcher deveu-se aos motins e à impopularidade extrema, mesmo no interior do seu partido, de um imposto sobre a habitação que não tinha minimamente em conta o valor das casas, mas sim o número de ocupantes: o chamado Poll Tax.
A ação de Thatcher na Irlanda do Norte foi um desastre a todos os níveis. Só depois de ela sair é que se começou a admitir sequer a possibilidade de negociações de paz.
Thatcher, limitou a liberdade de imprensa ao máximo, impedindo que a rádio ou a televisão transmitissem entrevistas ou declarações de organizações e líderes republicanos da Irlanda do Norte.
Thatcher promoveu, apoiou e defendeu ditadores como Pinochet e regimes como o Apartheid.
A verdade é a melhor arma contra o Thatcherismo

