Tretas do Embaixador

Relvas escolheu um rosto para o programa Impulso Jovem e foi buscá-lo a uma conferência TEDx que viu no youtube.
Para começo de conversa, o embaixador do Impulso Jovem, Miguel Gonçalves, vem logo dizer que arranjar 100€ para pagar propinas é fácil e não deveria ser uma desculpa. Esta argumentação levanta de imediato dois problemas: quase nenhuma universidade tem esquemas de pagamento mensais e as despesas com a universidade estão longe de se circunscreverem ao pagamento de propinas.
O primeiro problema é de Tesouraria. Na prática, se um aluno ganhar apenas 100€ por mês, terá que trabalhar um ano inteiro para conseguir pagar o valor das propinas do ano seguinte. O segundo problema é a omissão por completo de despesas como a alimentação e o alojamento, que afetam particularmente os estudantes deslocados.
O discurso de Miguel Gonçalves, tal como a sua apresentação no TEDx é pura treta motivacional, o chamado pep talk, que é basicamente muita parra e pouca uva. Basicamente, o utilizador utiliza a retórica e a performance para criar a ilusão de conteúdo. Um exemplo de conteúdo da treta é precisamente o Impulso Jovem. A esmagadora maioria dos estágios são na administração pública. O problema é que a administração pública não contrata ninguém e que o governo tem anunciado com insistência cortes de pessoal. Logo, o Impulso Jovem é, na melhor das hipóteses, uma forma simpática de entreter alguém durante um ano, para depois o atirar de volta para o desemprego.
Já agora, é absurdo e insultuoso contratar alguém como embaixador a custo zero. Coloca em dúvida o valor do trabalho e lança suspeições sobre aquilo que o contratado espera realmente conseguir.

Leave a Reply

Proudly powered by Blogger
Theme: Esquire by Matthew Buchanan.
Converted by LiteThemes.com.